Condenada pelo Dnit, ponte na BR-364 será interditada e deve dificultar acesso a municípios no Acre

  • 11/01/2025
(Foto: Reprodução)
Ponte sobre o Rio Caeté, em Sena Madureira, liga cidade a vários municípios do interior acreano e foi classificada em risco 1, o mais grave para desabamento. Fechamento da ponte será feito até o próximo sábado (18) e alternativas são implementadas para travessia de veículos. Ponte sobre o Rio Caeté, no interior do Acre, teve uma movimentação de 2,5 metros Jardel Angelim/Rede Amazônica A ponte sobre o Rio Caeté, localizada no km 10 da BR-364, em Sena Madureira, no interior do Acre, deve ser interditada até o próximo sábado (18), segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A medida será tomada após o monitoramento feito nos últimos 15 anos apontar um deslocamento de 2,5 metros no local, que compromete a estrutura da ponte e o tráfego de veículos na região. 📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp De acordo com Ricardo Araújo, superintendente do Dnit no Acre, a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e do Maranhão, foi um alerta para o departamento no Acre. "O Dnit tem para mais de 4 mil pontes em todo o Brasil e algumas foram classificadas. Essa nossa ponte é considerada risco 1 [pontes com maior risco de desabamento], porque ela é uma ponte que, como andou [se movimentou], ela é um pouco diferente da estrutura do Maranhão. Lá era concreto, aqui nós temos uma ponte que é totalmente metálica, e a estrutura é mista", explicou. A Portaria nº 136, de 8 de janeiro, destaca a nova movimentação no talude da margem do Rio Caeté, provocando pressão nos apoios da ponte. "Considerando o histórico e a situação atual, a ponte sobre o Rio Caeté pode comprometer a segurança no trânsito dos usuários que trafegam por esse trecho", diz a publicação. O superintendente falou ainda que o órgão está monitorando a ponte com mais intensidade desde 2022, quando foi decretada a primeira situação de emergência no local. A partir de 2023, o Dnit começou a chamar os técnicos para fazer um levantamento minucioso do que estava acontecendo nessa região. LEIA TAMBÉM: Em meio à correnteza, criança se arrisca ao atravessar igarapé após passagem improvisada romper no Acre Ponte provisória começa a ser construída em igarapé após moradores ficarem ilhados em Rio Branco "Há dois platôs ali embaixo, um do lado de Sena Madureira e o outro do outro lado da ponte do Caeté, são dois movimentos de terra. Lá embaixo tem uma fenda. Essa fenda e esse pilar não afundou, ele se desloca na horizontal, andou 2,5 metros na direção do outro extremo da outra margem, e foi aumentando a largura", esclareceu. Ele comentou ainda que de setembro a novembro de 2024, a ponte andou 5 centímetros. Por esse motivo, não é possível que o reparo seja feito de forma paliativa. "A gente não quer que aconteça nenhum acidente, então nós não podemos mais ficar com essa ponte desse jeito. O caminho que foi apontado pelos estudos vai ser a construção de uma ponte nova. Essa ponte será desmanchada e toda a parte da superestrutura metálica vai ser colocada provavelmente em outro lugar, pode ir para outro estado", disse ele. Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ricardo Araújo, fala sobre interrupção da ponte Jardel Angelim/Rede Amazônica Alternativas para travessia Sobre as alternativas para o acesso pela rodovia que liga os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, indo até Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, o superintendente enunciou que já há uma balsa que suporta até 300 toneladas no local. Além disso, um pontilhão será colocado nos dois lados do rio e está sendo estudada a possibilidade do exército ceder uma ponte metálica para carros pequenos. "No verão a gente vai usar a própria balsa como uma ponte e estamos fazendo um pontilhão para que a gente tenha as duas opções, para que possa ter aí dois indo e vindo sem haver interrupção do trânsito. Também estamos vendo a ponte do BEC [Batalhão de Engenharia de Construção], eles vão fazer análise para passar carro leve", certifica ele. Ponte será interditada até o dia 18 de janeiro de 2025 Jardel Angelim/Rede Amazônica O período mínimo para a construção da nova ponte deve ser de 18 meses, conforme esclarece o superintendente. "Como tem uma emergência, ela pode ser licitada em junho, e aí vai ter uma construção de um ano, mais ou menos. Então, tem um período mínimo, mas a gente tem que ter a segurança e a nossa maior responsabilidade é com a vida humana que está passando ali em cima", falou. Com relação à balsa, o Dnit afirmou que ela não terá custos para quem precisa circular pelo local. "Não vai ser cobrado nada, ela já é paga pelo Dnit. Nós estamos fazendo outro acesso abaixo, com menos pedra, porque como nós fechamos muito, a balsa encalhava. Então nós estamos fazendo outro acesso, mais à direita, porque a balsa precisa se deslocar", assegurou. *Colaborou o repórter Jardel Angelim, da Rede Amazônica Acre. Rede Amazônica Acre acompanha situação de ponte sobre o Igarapé Redenção em Rio Branco VÍDEOS: g1

FONTE: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/01/10/condenada-pelo-dnit-ponte-na-br-364-sera-interditada-e-deve-dificultar-acesso-a-municipios-no-acre.ghtml


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